quarta-feira, junho 28, 2006

Novo desafio

Desde miúda convivi sempre com uma pessoa maníaco-depressiva ou bipolar. A minha mãe, informou-me o seu psiquiatra numa consulta, tem o mesmo distúrbio mental que tinha o Kurt Cobain. Hoje, afastada da minha mãe, encontrei alguém que sofre do mesmo e a minha preocupação leva-me a um interesse premente pelo assunto.
No site da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares encontram-se informações muito úteis e relevantes para doentes e seus próximos. Depois de uma exploração, fiquei espantada com os números, sintomas e consequências da doença, da qual tinha informação básica. Com a medicação, muitos doentes disfarçam a instabilidade e as oscilações mas as crises espreitam e interferem na vida normal de muitos outros. Desequilíbrio é o parasita (karma) que carregam.
Há sete anos fiz uma escolha: não iria ser psicóloga como até aí desejei. Hoje em dia, sou-o, cada vez mais, todos os dias, a nível pessoal e familiar. Sim, este é o sinal evidente de que não segui o trilho e me desviei. Arrependi-me em muitas ocasiões, sim! Porém, nem tudo está perdido. Sinto-me segura no andamento outra vez, com um novo desafio e tudo o que lhe é inerente para aceitar.
Resumindo, back on the road again. Só preciso mesmo de forças, muitas.